Pular para o conteúdo principal

EU NÃO SOU POETA (Parte 2)

Meus Amigos
EU NÃO SOU POETA

Considero um assunto de séria responsabilidade a pessoa se autointitular "poeta". 
É uma palavra de significado muito profundo para ser aplicado a alguém pelo simples fato de rabiscar alguns versos.

O poeta tem um compromisso com a perfeição, com a beleza, com a interpretação dos sentimentos, com a inspiração divina, sem contar com o respeito pela cultura, pela Língua portuguesa, pela gramática, pela métrica, pela rima, ou não...


Por tudo isso e por muito mais é que não ouso atribuir a mim este título, num universo em que encontramos verdadeiros poetas como Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Morais, só para citar dois, de tantos de tempos passado e presente.

No entanto, com licença da palavra, se recorremos à definição dada pelos próprios poetas, então não temos razão de sermos chamados assim:


Poeta é o homem que trabalha o poema
Um homem que tem fome
Como qualquer outro homem

escreveu Cassiano Ricardo

Toda pessoa é poeta desde o momento que expressa o que sente, em palavras e gestos.
É verdade que alguns vão além e elaboram versos, músicas, etc.

Dai a necessidade de se adequar o termo, ele passa então a ter reconhecimento intelectual. 

Fora isso, não vejo motivo para não se dizer com modéstia que é sim um poeta.
Eu vejo o meu caso com muita reserva. 

Ao passo que procurei escrever alguns textos, nunca os classifiquei como poesias. Digo apenas que são textos simplesmente. Não tenho nenhuma pretensão e até fico encabulado de mostrar aos outros o que escrevo, achando afinal que não passa de algo medíocre e ridículo. 
Mas nem sempre me importo com as opiniões. 
Claro, quem não fica lisonjeado com um elogio?


A iniciativa de expor meus texto não foi minha, até relutei quando minha filha Consuelo Muniz de Araújo fez isso à revelia da minha vontade criando um blog. 
Mas depois parei de implicar.
Bem, acho que agora vou ser "imortal" mesmo sem nunca ter passado perto de uma Academia. 

Vocês agora podem ler meus textos e me dá o prazer de saber suas opiniões. Sejam sinceros sem bajulação mas não sejam cruéis nas suas críticas. 

Tá bom assim?

Assine nosso: Livro de Visitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta às origens…

Em Setembro de 2013, Jocalves visitou a sua terra-natal, o Piauí, depois de quase 30 anos de saudades… E quem melhor para declamar seus textos, que o próprio autor???  

“Hoje nasceu uma estrela”

 “Hoje nasceu uma estrela” Meu nome é Angie, nasci dia 5 de julho de 1988 - e sou uma estrela - Uma pequenina estrela no vasto universo da humanidade, mas sou uma estrela brilhante e incandescente que irradia amor e energia a todo redor. Sou uma estrela pura, sem preconceito de raça ou de cor. Vim ao mundo com uma missão: Levar alegria onde existe tristeza, amor onde há ódio, a paz onde se travam as guerras. Agora sei que embora seja uma estrela, não será fácil cumprir esse objetivo, pois somos muitas, milhões, que cada dia surgem neste universo com este mesmo propósito, mas temos nosso brilho ofuscado pelos grandes astros orgulhosos, prepotentes e a maioria de nós, estrelas, ou perde seu brilho ou se transforma noutro grande astro. Mas eu gostara de atingir o alvo para o qual vim ao mundo. Mas só conseguirei se você permitir que  brilho do meu amor atinja seu coração Somente assim você irá compreender o valor de uma estrela que surge. Somente assim no

Introdução ao Blog

A proposta deste espaço é publicar textos produzidos por uma pessoa muito especial em minha vida - meu pai . Acho, realmente, que somam centenas de textos, poemas, poesias... e que poucas pessoas tiveram acesso até agora. Houve um tempo em que, sempre que chagava uma vista em casa, ele pegava aquela gigantesca pasta e, sentado no sofá, começava a declamar seus melhores poemas... (eu achava um saco - porque é rara a criança que tem paciência para ouvir alguém ponderar ideias profundas em forma de arte). Agora, espero recuperar o tempo perdido, e mostrar a todos o grande artista que é essa pessoa - meu Pai . Obs. A frequência dos posts também dependerá de queridos colaboradores locais. Consuelo Araújo